segunda-feira, agosto 06, 2007

A ti


O mundo tem uma dívida comigo. Uma dívida de amor, como me disse a minha psicóloga. Talvez ela tenha razão, no que diz respeito à dívida, mas não é com o mundo. É contigo.
Desde bebé, habituei-me a não acreditar nas palavras, nas minhas e sobretudo nas dos outros. Tudo isto tem uma explicação. Quando disse a minha primeira palavra, tu tinhas acabado de sair de casa. E eu precisava de alguém que me sorrisse, me pegasse ao colo e ficasse feliz por mim. Não tive nada disso. Ninguém se apercebeu de que eu tinha chamado por ti. Ao fim de uns poucos anos deixei de chamar. Percebi que não valia a pena. Pai, era apenas uma palavra sem significado, como tantas outras que fui aprendendo ao longo destes anos. Mãe, confesso que também já me disse mais. Um dia, há pouquíssimos anos, disse-me quase tudo, disse-me que era altura de desistir dela e deixá-la viver. Deixei-a viver o suficiente, para ela num dia lindo de Primavera, se suicidar. Ao princípio, pensei que fosse ironia, a Primavera, é a altura, onde tudo nasce. E ela morria. Descobri que não era ironia, era a altura propícia para ela renascer, num outro sítio. Onde e quando, não sei. E penso, sinceramente, que não quero saber. Prefiro agarrar-me a esta ideia de continuação e de renovação. Nada se perde, tudo se transforma.
Transformei a minha raiva em palavras, nas quais alguém acredita. Eu vou acreditando com o passar dos dias. Afinal uma mentira tantas vezes dita, torna-se verdade, ao fim de uns tempos...
Não ter pai, foi sempre a mentira, que me fizeram acreditar, hoje sei que é a verdade, com a qual tenho de conviver diariamente. Já sem medo. Quase sem dor.

5 comentários:

delusions disse...

Um texto muito bonito. Ainda que triste, muito bonito, cheio de sentimento.

Bjs* boa semana

Anónimo disse...

"Não ter pai, foi sempre a mentira, que me fizeram acreditar, hoje sei que é a verdade, com a qual tenho de conviver diariamente. Já sem medo. Quase sem dor."


cheguei aqui por acaso e fiquei presa neste post que tem tudo a ver comigo. eu nasci sem pai, ele nunca viveu comigo e convivência com ele tenho pouca ou mesmo (quase) nenhuma. nao lhe sei chamar de pai e apesar de parecer facil, é uma sensação estranha que eu nao gosto nada. sempre custou-me muito viver com esta ausência até que tive de aprender a encarar a vida sem aquela figura que eu imaginava vezes sem conta. embora a dor de nao ter um pai connosco, nao se vá embora de vez com o tempo, lá fui aprendendo a viver assim... mas custa.

Rute Coelho disse...

"Ana":

Obrigado pelas tuas palavras. e pela partilha da tua história. este post é o início de uma história que durante anos ficou presa na gaveta, mas o teu comentário deu-me o incentivo para voltar a pegar nela e quem sabe se depois de completa, também tu não te identificarás com ela. Obrigado.

Anónimo disse...

Obrigado por dividir conosco as suas palavras. Que ferem, que afagam que nos deixa em silêncio estranho...

PS.: Obrigado pela visita!

LUCIANO
PAPIROS DE ALEXANDRIA
http://papiros.zip.net

Anónimo disse...

1- Pedido de perdão e salvação de Davi
A ti Senhor, elevo minha alma
2- Em ti meus Deus confio: que não fique decepcionado, nem triunfem sobre mim os inimigos!
3- Na verdade, não ficam decepcionados os que em ti esperam. Decepcionados ficaram os que traírem a fé por uma futilidade.
4- Indica-me Senhor, teus caminhos, revela-me tuas sendas!
5- Dirigi-me no caminho da verdade e me ensina, porque tu és o Deus meu salvador, e em ti espero todos os dias.
6- Lembra-te Senhor, que tua ternura e teus favores são eternos.
7- Não recordes os pecados de minha juventude nem minhas faltas! Lembra-te de mim segundo tua misericórdia, por causa de tua bondade, Senhor!
8- O Senhor é bom e justo: por isso mostra o caminho aos pecadores.
9- Encaminha os humildes segundo a justiça, ensina aos humildes o caminho
10- Todas a sendas do Senhor são amor e fidelidade para os que guardam sua aliança e suas leis
11- Por causa de teu nome, Senhor perdoe minha culpa que é grave.
12- Há alguém que tema o Senhor?
Ele lhe mostrará o caminho a escolher.
13- Sua alma descansará na prosperidade e sua descendência possuirá a terra.
14- O senhor se faz intimo dos que o temem e lhes dá a conhecer sua aliança.
15- Meus olhos estão sempre fixos no senhor, pois ele livra da rede os meus pés.
16- Volta-te para mim e tem piedade pois estou só e oprimido.
17- Os infortúnios tomaram conta de meu coração tira-me das angustias
18- vê minha miséria e tribulação e perdoa-me todos os pecados.
19- Vê quantos são meus inimigos e como me odeiam com ódio violento.
20- Guarda minha alma e salva-me!
Que eu não fique decepcionado por ter-me refugiado em ti!
21- A honradez e a retidão me sejam de valia, pois em ti ponho minha esperança.
22- Ó deus salva Israel de todas as tribulações
Fazer 3 pedidos, 2 difíceis e 1 impossível, publique e veja o que acontece no 4º dia.